Coragem não é um sentimento motivador

O título dessa página é BeBrave. Na tradução livre quer dizer seja corajoso. Mas aqui eu não entendo coragem como um sentimento animado. Entendo como um sentimento potente, mas não animado.

Coragem, pra mim, vai na contramão da motivação e da animação. Tem mais a ver com um sentido de esforço em fazer o que é preciso. Mesmo sem motivação ou animação. Tem a ver com entrar em contato com outros sentimentos e deles encontrar recursos para tomar atitudes necessárias para se desenvolver. Tem a ver com entrar em movimento.

Então, coragem tem a ver com olhar medos, dificuldades, faltas, problemas e pedir e aceitar ajuda, aprender recursos, usar ferramentas para lidar com a vida.

Coragem tem a ver com aceitação e paciência consigo mesmo. E isso não é nada motivador! Mas exige coragem, porque pode envolver lidar com sentimentos confusos, jogados para debaixo do tapete, frustrar-se para poder deparar-se com a realidade apresentada. Coragem significa abrir mão do conhecido, seguir meio sem saber como ou pra onde, mas ouvir e prestar atenção ao que está à volta como indicadores de direções. Coragem significa adaptar-se.

E uma ajudinha, pode cair bem!


Deixe um comentário