Sou produtivo mesmo ou é minha ansiedade falando?

Ah, ansiedade! Essa companheira em tantos momentos da vida! Já sabemos que existe a ansiedade que faz parte do nosso processo evolutivo, natural, para nos anteciparmos diante do que pode nos ameaçar e pode ajudar a nos planejarmos para seguir a vida adiante. E existe aquele transtorno que é um excesso de ansiedade e ativação, como se o alarme do despertador estivesse desregulado e tudo deixa a gente ativado.

Mas você sabia que existe um tipo de ansiedade que está relacionada ao alto rendimento? Pois é, para algumas pessoas, a ânsia de se destacar e alcançar objetivos é tanta, que acaba gerando uma carga emocional enorme, que pode prejudicar bastante a saúde mental.


Se por um lado vivemos numa sociedade que nós pede para sermos 100% produtivos, nos superarmos a cada esquina, sermos guerreiros, por outro esse modo de vida cada dando espaço para um verdadeiro campo de guerra contra nós mesmos e nossos relacionamentos. Isso pode até mesmo ser um combustível para o sucesso. Mas excesso é excesso, há efeitos colaterais envolvidos que precisam ser olhados com prudência. O segredo está em aprender a lidar com a ansiedade, de forma saudável e flexível (tensionado mais em alguns momentos, e menos em outros momentos).


Uma dica é praticar atividades que ajudem a ganhar flexibilidade diante da ansiedade, lançando mão de recursos para relaxar o corpo e a mente, como meditação, yoga, ou simplesmente caminhar ao ar livre, mas também repensar que contextos e práticas promovem esse aparecimento da ansiedade no sentido de forçar aumento da produtividade e desempenho.


Deixe um comentário