Contato e Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

Como agendar uma sessão?

Entre no site Doctoralia (São Paulo ou Rio de Janeiro) nos links abaixo e você verá a disponibilidade de dias e horários. É só clicar e marcar seu horário que eu entrarei em contato com você para saber mais informações suas, seus dados e fazermos primeiros combinados.

Fernanda de Sousa Vieira – Doctoralia.com.br

Como tirar dúvidas sobre o modo como é realizado o atendimento?

Entre em contato diretamente pelo WhatsApp.

Aceita convênio?

O atendimento por meio de convênios é realizado somente por reembolso.

Como funciona o reembolso?

Vale a pena entrar em contato com seu convênio e ver quais documentos você precisa para ter acesso ao reembolso.

Qual o preço da sessão?

O preço das sessões é sempre negociado entre as possibilidades do paciente e as do psicólogo, sempre de acordo com a tabela de referencia do CFP (Conselho Federal de Psicologia). Isso vale para qualquer profissional da área. De qualquer forma, o pagamento pelas sessões é feito de maneira negociada e adiantada para melhor organização minha e sua. Entra em contato comigo e conversamos.

Quero só um acolhimento, não sei se quero fazer terapia.

Tudo bem! Esse acolhimento tem o nome técnico de Plantão Psicológico. Eu te explico um pouco como ele funciona nesse link.

Quanto tempo leva a psicoterapia?

Pode ser alguns meses ou alguns anos. Isso quem vai responder é você. O processo psicoterapeutico tem a ver com uma disposição sua negociada com seu terapeuta. Pode ser que você queira resolver uma questão “simples”. Ou questões aparecem que nem pepino na cerca e você quer resolvê-las todas. Pode ser também que você esteja querendo ser acolhido. Ou queira analisar seu modo de viver, pensar, sentir. Cada um desses objetivos pode ser trabalhado na psicoterapia. E cada um deles precisa de um tempo para ser realizado. Você pode querer fazer experiências terapeuticas diversas e nem todas são chamadas psicoterapia. Nesse link eu conto um pouco sobre como eu entendo e trabalho psicoterapia.

Qual a sua abordagem na psicologia?

Hoje eu vou dizer para você que sou da linha psicodinâmica. Ou seja, trabalho processos psicológicos a partir de referenciais que consideram a mente/psiquismo/subjetividade dinamicos. Minha formação passou por várias escolas psicológicas e filosóficas (Psicanálise, Terapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Onda, Esquizoanálise) e ainda estou em desenvolvimento em relação aos meus referenciais. O que une todas essas abordagens, a meu ver, é que compreendem o sofrimento humano e pedem escutas e compreensões que vão além do sintoma apresentado, mas entendem que há contextos e condições de desenvolvimento para eles aparecerem. Utilizo de técnicas e estratégias de acompanhamento focadas naquilo que o paciente já tem de recursos, ampliando possibilidades a partir dos recursos já existentes. Isso significa que não foco no que falta ao paciente, mas o que ele já tem. Foco também no sofrimento psíquico a partir do acolhimento, promovendo coragem, emancipação e capacidades de buscar os recursos necessários para lidar com o sofrimento na realidade concreta. Nesse link eu explico isso um pouco mais.

Quais problemas mentais você trabalha?

Trabalho com pessoas, mais que problemas, então se você tem problemas relacionados a estresse, ansiedade, depressão, problemas ligados a sexualidade sua ou de sua parceria, dificuldades de adaptação a novas situações, ambientes, países, burnout, uso problemático de drogas lícitas e/ou ilícitas, dificuldades na socialização, no trabalho, nas amizades ou nos relacionamentos, eu posso te ajudar. Esses problemas todos, vamos dizer assim, aprendi a lidar ao longo da minha trajetória de formação acadêmica fstrito sensu (graduação, mestrado, doutorado) e latu sensu (especializações em sexualidade humana, terapias cognitivo-comportamentais) e em formações livres (grupos de estudo, de supervisão, visitas tecnicas em serviços de saúde mental no Brasil e na Itália), além da experiência clínica que venho acumulando ao longo de 14 anos de formada. Nesse link você pode conhecer um pouco da minha experiência acadêmica e minhas publicações científicas.